Conquiste mais clientes com a estratégia de nutrição de leads

Conquiste mais clientes com a estratégia de nutrição de leads

Mais do que gerar uma grande base de leads, uma boa estratégia que respeite as etapas do funil deve se atentar à qualidade desses prospectos a fim de aumentar as oportunidades de venda com menor esforço e gastos. Uma forma eficiente de alcançar esse objetivo é através da nutrição de leads.

Conquiste mais clientes com a estratégia de nutrição de leads
Imagem: Shutterstock

O processo percorrido com a nutrição de leads angaria um público mais engajado e qualificado, com maiores chances de conversão. Mas como fazer isso?

A forma mais comum é com a automação de email marketing. Uma vez que os leads entraram no topo do funil, através de landing pages, por exemplo, e já exista uma base de cadastros considerável, esses potenciais clientes passarão por etapas de encantamento . A conquista desse público se dá por meio de conteúdo relevante, encaminhado aos poucos mas de forma rotineira, nutrindo seus leads com informação.

Quanto mais o prospecto engaja com esses conteúdos, maiores são as chances de uma conversão para compra.

Etapas da nutrição de leads

Definição de campanhaPara começar, tenha em mente a sua persona e o objetivo. Avalie o tempo de campanha e de disparo entre os e-mails. Defina um cronograma e tenha bom senso para não sobrecarregar o seu lead.

Segmentar conteúdo de e-mail
Identifique as etapas da jornada de compra e produza diversos conteúdos. Lembre-se que a automação de e-mail facilita o processo, mas tenha mensagens variadas para não cair na generalização. Quanto mais rica e variada a sua gama de assuntos, maior é a chance de engajar o possível cliente.

A sua oferta deve cumprir quatro estágios: ensinar com a introdução de informativos, levá-lo ao reconhecimento do problema oferecendo argumentos sobre a questão, apresentar possíveis soluções e, por último, levá-lo à compra do que ele precisa.

Mensure seus resultados para melhorar. Teste estilos, varie os CTAs (Calls-to-action) e veja o que funciona melhor.

Quais materiais devo usar?
Reúna o seu público com ferramentas de conversão como landing pages e material denso, como ebooks, webinars e blogs. Com esses conteúdos,envolva-o na análise de um problema de forma a fazê-lo avaliar a própria situação, disponibilize checklists e ferramentas de avaliação. Em seguida, mostre as possíveis soluções, proporcionando guias, diagnósticos e estudos. Os leads que chegarem até aqui têm grandes chances de conversão, é a hora de vender. Ofereça teste gratuito, orçamentos, cupons de desconto e comparativos de preços.

Há várias ferramentas de automação de e-mail marketing disponíveis no mercado, entre gratuitas, pagas, nacionais e internacionais. Basta escolher qual se adequa mais às suas necessidades e orçamento.

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