C-levels: entenda o beabá dos cargos executivos

C-levels: entenda o be-a-bá dos cargos executivos

Os cargos de chefia tiveram suas configurações adaptadas ao mercado, em grande parte pelo advento do digital. Para entender as nomenclaturas dos chamados C-Levels, apresentamos uma pequena descrição de cada um:

CEO (Chief Executive Officer)

Talvez a sigla mais conhecida, é também o cargo mais alto dentro de uma organização, geralmente como presidente-executivo ou diretor-geral. Exige uma alta capacidade de liderança e de gestão com os demais cargos de chefia.

Entre as atribuições do CEO estão:

  •  Criar plano de negócios;
  • Gerir o orçamento;
  • Elaborar relatórios;
  • Estratégia corporativa;

Os dez maiores CEOs do mundo segundo a Forbes
1 – Jeff Bezos (Amazon)
2 – Larry Page (Alphabet)
3 – Mark Zuckerberg (Facebook)
4 – Warren Buffet (Berkshire Hathaway)
5 – Jamie Dimon (JPMorgan Chase)
6 – Jack Ma (Alibaba)
7 – Doug McMillon (Walmart)
8 – Tim Cook (Apple)
9 – Elon Musk (SpaceX e Tesla Motors)
10 – Ma Huateng (Tencent)

CFO (Chief Financial Officer)
O CFO trabalha de forma integrada ao CEO, decidindo sobre a aplicação de recursos e avaliações financeiras de um negócio.

8 desafios de um CFO

  • Antecipar tendências de finanças
  • Gerenciar riscos
  • Decodificar processos financeiros para os demais gestores
  • Insights de finanças em tempo real
  • Ser estratégico quanto à administração
  • Investir em segurança digital
  • Reestruturar negócios
  • Cortar custos sem perder eficiência

COO (Chief Operating Officer)
Agrega dados de desenvolvimento, departamento de pessoal, pagamento de funcionários, jurídico e administrativo para gerenciar as operações corporativas.
É, geralmente, o braço direito do CEO, sendo responsável por executar as metas definidas por ele.

3 atributos de um COO

  • Capacidade de tirar planos do papel
  • Boa relação com o CEO
  • Conhecimento profundo do negócio

CIO (Chief Information Officer)

O desenvolvimento tecnológico tem posicionado cada vez melhor os CIOs: líderes na área de tecnologia da informação. Portanto, esta liderança deve unir conhecimentos técnicos à análise de dados visando o lucro da empresa.

Habilidades:

  • Programação
  • Codificação
  • Big Data
  • Gerenciamento de riscos
  • Estratégia de negócios

Algumas empresas contam ainda com um CTO (Chief Technology Officer), que produz inovações a partir da tecnologia.

CMO (Chief Marketing Officer)

É o profissional que define a estratégia de marketing da empresa. Em algumas há também o cargo de CRO (Chief Revenue Officer), que é responsável pelas vendas.

Esse é um setor que liga gestores ao comercial.

CDO (Chief Data Officer)

Essa é uma área que se faz e se fará cada vez mais necessária aos negócios, responsável pela coleta, análise de dados e estatísticas de uma empresa.

Alguns requisitos de um CDO

  • UX
  • Monitorar o mercado e as novas tecnologias
  • Otimizar serviços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top